Sejam benvindos ao Blog da disciplina de Biogeografia.

Professor responsável: Carlos Augusto Figueiredo (Núcleo de Gestão Ambiental . UNIRIO).

Dúvidas sobre a matéria também podem e devem ser trazidas a este espaço, através do email EVOBIOGEO@GMAIL.COM ou na lista de email EVOBIOGEO@GOOGLEGROUPS.COM

IMPORTANTE

Confiram o novo calendário no índice de aulas 2010. A prova final será dia 16 de julho!

Atenção! Você pode optar por fazer um trabalho individual que substitui a nota da segunda prova.
Lembre-se que na segunda prova constará toda a matéria da disciplina. Esta prova será com consulta e com duração de 4 horas.

quinta-feira, novembro 22, 2007

TRABALHO DE CURSO REVISADO

Trabalho de Biogeografia

Elabore um projeto de exposição sobre algum assunto relacionado à Biogeografia (mesmo que não tenha sido abordado em sala de aula)

O trabalho deverá ser apresentado por todos os grupos, em forma preliminar, nos dias 09 de novembro e 22 de novembro. A entrega final será no dia 07 de dezembro.

O trabalho pode ser entregue em papel ou via email (em formato Word, Open Office ou PDF). Devido ao tamanho da turma até agora, 67 alunos, o trabalho poderá ser feito, desde individualmente até em grupos de no máximo seis pessoas. A participação será avaliada e os membros de um mesmo grupo poderão ter notas diferentes.

Caso haja divisão de tarefas entre os participantes do grupo, a responsabilidade de cada um deverá ser identificada no trabalho.

As seguintes seções deverão estar presentes:

  1. Fundamentação teórica;
  2. Conceitos de Biogeografia abordados;
  3. Memorial descritivo;
  4. Justificativa;
  5. Instituições e pessoal envolvido;
  6. Proposta para locação;
  7. Seções (módulos) da exposição;
  8. Público alvo;
  9. OBJETIVO.
1. Fundamentação teórica: Faça uma descrição do assunto, do que se sabe sobre ele, quais são as polêmicas (se houver) e quais são as figuras históricas relevantes.

2. Conceitos de Biogeografia abordados: Enumere os conceitos biogeográficos abordados e descreva sua relevância para o projeto proposto.

3. Memorial descritivo: Descreva como você pretende sensibilizar o público e qual linha de raciocínio será utilizada na elaboração dos módulos e condução do olhar do público - Nessa sessão você deve escrever com o objetivo de convencer o público a visitar a exposição e a patrocinadores e instituições de que sua exposição é importante.

4. Justificativa: Descreva brevemente a importância e os aspectos práticos que justificam o interesse da sociedade no assunto da exposição - Nessa sessão você deve escrever para convencer instituições e patrocinadores.

5. Instituições e pessoal envolvido: Indique quais as coleções (de objetos históricos ou de história natural) deverão ser expostas e/ou como conseguir reuní-las. Indique também quais consultores científicos ou historiadores especialistas, artistas e técnicos deverão ser envolvidos - É preciso pensar em quem vai participar da elaboração e montagem da exposição, tanto para concebê-la, quanto para realizá-la.

6. Proposta para locação: Indique a localização ideal para sua exposição. Não é necessário ponderar custos. Pense no melhor lugar possível. Você pode imaginar até algum lugar fora do Rio de Janeiro, ou mesmo do Brasil.

7. Sessões (módulos) da Exposição: Em quantos compartimentos será dividida sua exposição? Quais são eles e como eles se conectam. - Não é necessário estabelecer quais serão os objetos expostos e quais os textos da exposição, apenas a concepção de cada módulo.

8. Público alvo: Normalmente o público em geral é sempre bem-vindo, mas a exposição pode ser direcionada para, por exemplo: ambientalistas e amantes da natureza; cientistas e interessados em história da ciência; a comunidade de uma determinada área abordada na exposição. Indique a principal fatia do público interessada em sua exposição.

9. OBJETIVO: Qual a principal mensagem o público deve levar ao sair da exposição? Em que a exposição modifica a vida dos visitantes?

Bibliografia

  • BROWN, J. H. & M. V. LOMOLINO, 2006. Biogeografia 2ªed. rev. e ampl 691p. FUNPEC, Ribeirão Preto.
  • COX, C. B. & P. D. MOORE, 2005. Biogeography - An Ecological and Evolutionary Approach. 7a. edição, Blackwell Publishing, Malden, MA, pp:428
  • FUTUYMA, D. 1998. Biologia Evolutiva, 3a edição, Sinauer Associates
  • PAPAVERO, N. & J. BALSA, 1986. Introdução histórica e epistemológica à biologia comparada, com especial referência à biogeografia. I – do Gênesis ao fim do Império Romano do Ocidente. Sociedade Brasileira de Zoologia, Belo Horizonte, MG. pp:168
  • PAPAVERO, N., D. M. TEIXEIRA & J. LLORENTE-BOUSQUETS. História da biogeografia no período pré-evolutivo. FAPESP/Plêiade, São Paulo, SP. pp:258

Professores

Prof. Carlos Figueiredo é o professor ministrante da disciplina neste semestre e é Zoologo, Ictiólogo e professor do Curso de Ciências Ambientais da UNIRIO. É também responsável pelas disciplinas de Gestão Ambiental, Perícia Ambiental e Certificação e Auditorias Ambientais.


Prof. Ricardo Campos da Paz irá complementar o curso com algumas palestras e aulas isoladas. Ricardo é Zoologo, Ictiólogo, especialista em peixes da Ordem Gymnotiformes e chefe do Laboratório de Ictiologia Neotropical (LABIN) na Escola de Ciências Biológicas da UNIRIO