Sejam benvindos ao Blog da disciplina de Biogeografia.

Professor responsável: Carlos Augusto Figueiredo (Núcleo de Gestão Ambiental . UNIRIO).

Dúvidas sobre a matéria também podem e devem ser trazidas a este espaço, através do email EVOBIOGEO@GMAIL.COM ou na lista de email EVOBIOGEO@GOOGLEGROUPS.COM

IMPORTANTE

Confiram o novo calendário no índice de aulas 2010. A prova final será dia 16 de julho!

Atenção! Você pode optar por fazer um trabalho individual que substitui a nota da segunda prova.
Lembre-se que na segunda prova constará toda a matéria da disciplina. Esta prova será com consulta e com duração de 4 horas.

terça-feira, maio 15, 2007

Padrões de Distribuição e Biodiversidade

Três processos fundamentais em Biogeografia:
  1. Evolução

  2. Extinção

  3. Dispersão

A importância relativa de cada um desses processo varia de grupo para grupo.


Vicariância: surgimento de uma barreira biogeográfica separando uma distribuição contínua em duas disjuntas e posteriormente levando à especiação

Dispersão: migração de táxons através de barreiras biogeográficas (da área A para área B)

Os padrões filogenéticos observados de dispersão vs. vicariância são diferentes


Dispersão

O papel da dispersão em biogeografia é equivalente à mutações benéficas no genoma – eventos raros, mas significativos e difíceis de traçar na história evolutiva.

  1. dispersão em longas distâncias são infrequentes e estocásticas

  2. não devem ser ignoradas só por serem difíceis de estudar


Para uma espécie aumentar sua distribuição ela deve ser capaz de:

  1. fazer a viagem através de barreiras para uma nova área

  2. sobreviver à passagem

  3. estabelecer uma população viável no ponto de chegada


Dispersão a longa distância (dispersão em saltos)

Três conseqüencias importantes:

  1. É um mecanismo que pode explicar a distribuição dos organismos

  2. Responde por similaridades de biotas distantes

  3. Enfatiza a atuação de humanos como transportadores de organismos


Difusão

Normalmente divide-se em três estágios:

  1. invasão e expansão da área de distribuição; bastante lenta e pode precisar de vários eventos de introdução

  2. após o estabelecimento de populações a expansão da área é exponencial

  3. A expansão de área diminui e estabiliza quando encontra novas barreiras biogeográficas


Migração secular

Acontece bem lentamente, ao longo de centenas de gerações, longa o suficiente para evolução


Mecanismos de dispersão: ativos e passivos

Ativos

Movimentos independentes (p. ex. animais)


Passivos

A maioria dos organismos dispersa por meios passivos. Plantas, animais, fungos e micróbios podem dispersar de forma passiva.


Barreiras à dispersão


Barreiras geográficas
  • Mares

  • Cadeias de montanhas

  • Grandes rios


Barreiras fisiológicas

  • Isotermas: linhas de temperatura

  • Isóbatas: linhas de profundidade (organismos aquáticos)


Barreiras Ecológicas

  • Comportamento

  • Competição

  • Predação


Rotas de dispersão e trocas de fauna e flora

Corredores ecológicos

Áreas contíguas de ambientes propícios para a fauan e flora e que permitem a troca genética entre populações


Rotas filtrantes

Áreas com características ecológicas que restringem os organismos capazes de realizar troca genética entre as populações de seus extremos


Rotas lotéricas (Sweepstakes)

Dispersões causadas por eventos estocásticos, imprevisíveis e improváveis de acontecerem repetidas vezes. São eventos raros de superação de grandes barreiras biogeográficas.


Dispersão em placas tectônicas (Arca de Noé)

Transporte de organismos em placas tectônicas a deriva que colidem com outras placas e colocam em contato comunidades distintas.

quarta-feira, maio 02, 2007

Índice de aulas

  • 01a. aula (24 de agosto) - Introdução à Biogeografia
  • 02a. aula (01 de setembro) - História da Biogeografia
  • (07 de setembro) - Independência Nacional, NÃO HAVERÁ AULA
  • 03a. aula (14 de setembro) - Biologia Comparada e Evolução
  • 04a. aula (21 de setembro) - Padrões de Biodiversidade e Distribuição
  • 05a. aula (28 de setebro) - Comunidades e Ecossistemas
  • (05 de outubro) - PRIMEIRA PROVA
  • (12 de outubro) - Dia das Crianças - NÃO HAVERÁ AULA
  • 06a. aula (19 de outubro) - Transformando o Planeta - Eras Geológicas e Glaciações
  • 07a. aula (25 de maio) - Padrões de Biodiversidade e Biomas atuais
  • (02 de novembro) - Feriado de Finados - NÃO HAVERÁ AULA
  • 08a. aula (09 de novembro) - Apresentação preliminar dos TRABALHOS DE CURSO
  • (16 de novembro) - Feriado enforcado - NÃO HAVERÁ AULA (presença abonada)
  • 09a. aula (22 de novembro) - Apresentação preliminar dos TRABALHOS DE CURSO
  • 10a. aula (30 de novembro) - - Biogeografia de Ilhas
  • (07 de dezembro) - Biogeografia e Conservação - ENTREGA DOS TRABALHOS DE CURSO
  • (14 de dezembro) - PROVA FINAL

Trabalho de Biogeografia

Elabore um projeto de exposição sobre algum assunto relacionado à Biogeografia (mesmo que não tenha sido abordado em sala de aula)

O trabalho deverá ser apresentado por todos os grupos, em forma preliminar, nos dias 09 de novembro e 22 de novembro. A entrega final será no dia 07 de dezembro.

O trabalho pode ser entregue em papel ou via email (em formato Word, Open Office ou PDF). Devido ao tamanho da turma até agora, 67 alunos, o trabalho poderá ser feito, desde individualmente até em grupos de no máximo seis pessoas. A participação será avaliada e os membros de um mesmo grupo poderão ter notas diferentes.

Caso haja divisão de tarefas entre os participantes do grupo, a responsabilidade de cada um deverá ser identificada no trabalho.

As seguintes seções deverão estar presentes:
  1. Fundamentação teórica;
  2. Conceitos de Biogeografia abordados;
  3. Memorial descritivo;
  4. Justificativa;
  5. Instituições e pessoal envolvido;
  6. Proposta para locação;
  7. Seções (módulos) da exposição;
  8. Público alvo;
  9. OBJETIVO.
1. Fundamentação teórica: Faça uma descrição do assunto, do que se sabe sobre ele, quais são as polêmicas (se houver) e quais são as figuras históricas relevantes.

2. Conceitos de Biogeografia abordados: Enumere os conceitos biogeográficos abordados e descreva sua relevância para o projeto proposto.

3. Memorial descritivo: Descreva como você pretende sensibilizar o público e qual linha de raciocínio será utilizada na elaboração dos módulos e condução do olhar do público - Nessa sessão você deve escrever com o objetivo de convencer o público a visitar a exposição e a patrocinadores e instituições de que sua exposição é importante.

4. Justificativa: Descreva brevemente a importância e os aspectos práticos que justificam o interesse da sociedade no assunto da exposição - Nessa sessão você deve escrever para convencer instituições e patrocinadores.

5. Instituições e pessoal envolvido: Indique quais as coleções (de objetos históricos ou de história natural) deverão ser expostas e/ou como conseguir reuní-las. Indique também quais consultores científicos ou historiadores especialistas, artistas e técnicos deverão ser envolvidos - É preciso pensar em quem vai participar da elaboração e montagem da exposição, tanto para concebê-la, quanto para realizá-la.

6. Proposta para locação: Indique a localização ideal para sua exposição. Não é necessário ponderar custos. Pense no melhor lugar possível. Você pode imaginar até algum lugar fora do Rio de Janeiro, ou mesmo do Brasil.

7. Sessões (módulos) da Exposição: Em quantos compartimentos será dividida sua exposição? Quais são eles e como eles se conectam. - Não é necessário estabelecer quais serão os objetos expostos e quais os textos da exposição, apenas a concepção de cada módulo.

8. Público alvo: Normalmente o público em geral é sempre bem-vindo, mas a exposição pode ser direcionada para, por exemplo: ambientalistas e amantes da natureza; cientistas e interessados em história da ciência; a comunidade de uma determinada área abordada na exposição. Indique a principal fatia do público interessada em sua exposição.

9. OBJETIVO: Qual a principal mensagem o público deve levar ao sair da exposição? Em que a exposição modifica a vida dos visitantes?

Bibliografia

  • BROWN, J. H. & M. V. LOMOLINO, 2006. Biogeografia 2ªed. rev. e ampl 691p. FUNPEC, Ribeirão Preto.
  • COX, C. B. & P. D. MOORE, 2005. Biogeography - An Ecological and Evolutionary Approach. 7a. edição, Blackwell Publishing, Malden, MA, pp:428
  • FUTUYMA, D. 1998. Biologia Evolutiva, 3a edição, Sinauer Associates
  • PAPAVERO, N. & J. BALSA, 1986. Introdução histórica e epistemológica à biologia comparada, com especial referência à biogeografia. I – do Gênesis ao fim do Império Romano do Ocidente. Sociedade Brasileira de Zoologia, Belo Horizonte, MG. pp:168
  • PAPAVERO, N., D. M. TEIXEIRA & J. LLORENTE-BOUSQUETS. História da biogeografia no período pré-evolutivo. FAPESP/Plêiade, São Paulo, SP. pp:258

Professores

Prof. Carlos Figueiredo é o professor ministrante da disciplina neste semestre e é Zoologo, Ictiólogo e professor do Curso de Ciências Ambientais da UNIRIO. É também responsável pelas disciplinas de Gestão Ambiental, Perícia Ambiental e Certificação e Auditorias Ambientais.


Prof. Ricardo Campos da Paz irá complementar o curso com algumas palestras e aulas isoladas. Ricardo é Zoologo, Ictiólogo, especialista em peixes da Ordem Gymnotiformes e chefe do Laboratório de Ictiologia Neotropical (LABIN) na Escola de Ciências Biológicas da UNIRIO